1. AUTOR (A) SERGIO LUZ |
2. ESTRUTURA CURRICULAR 2.1- Modalidade / Nível de Ensino: Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo 2.2- Componente Curricular: Língua Portuguesa 3. TEMA: INTEGRAR AS TIC’s NO ENSINO FORMAL E COTIDIANO DO ALUNO COM ÊNFASE NA LEITURA E ESCRITA |
4. DADOS DA AULA: 4.1 - O que o aluno poderá aprender com esta aula:Proporcionar reflexão sobre a importância da escrita e o hábito da leitura utilizando as TIC’S como uma maneira de se identificar melhor com o cotidiano tecnológico. |
4.2 - Duração das atividades:5 aulas de 45 minutos |
4.3 - Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:Informática básica (editor de texto e o uso do site de pesquisa Google). |
5. ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA:O laboratório de informática será fundamental para a elaboração do trabalho, onde acontecerá o desenvolvimento dos conhecimentos tecnológicos e das multimídias. Funcionará como a Biblioteca Virtual, mas também, será feita as discussões sobre a confecção de textos interativos, com a participação em MSN. No primeiro momento – os alunos formarão grupos de dois ou três. Em seguida, cada membro do grupo terá que confeccionar um e-mail e passar o endereço para todos os colegas; No segundo momento – acontecerá o desenvolvimento com as multimídias: computador, Data Show, máquina digital ou mesmo celulares que fotografa e filma. Pois cada grupo irá filmar o seu próprio desempenho durante o decorrer do trabalho; -No terceiro momento – terão que pesquisar sites que falam sobre a importância da escrita e da leitura para os indivíduos. Depois cada grupo escolherá um grupo para trocar mensagens comentando sobre a relevância da leitura e da escrita para as suas vidas. -No quarto momento – depois de trocar suas opiniões sobre a importância da leitura e da escrita no MSN, o grupo irá escrever no editor de texto e deixará salvo no computador para futuras avaliações. -No quinto momento – cada grupo apresentará um vídeo que foi feito durante sua participação no trabalho através do projetor (Data Show). RECURSOS Laboratório de Informática; Computador; Uso de data show para projeção de vídeo; Máquina digital ou celular; Pesquisa na internet de leituras informativas como notícias em jornais, revistas e livros on-line. |
6. RECURSOS COMPLEMENTARES:Os recursos tecnológicos podem ser levados para a sala de leitura utilizando as multimídias para divulgar os livros de histórias clássicas e as leituras científicas da biblioteca. |
7. AVALIAÇÃO:
|
8. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA |