domingo, 17 de julho de 2011

CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO .


O currículo é um conjunto de processo que vão intervir na construção da educação, como o método vivido na escola que permite identificar e analisar as diversas formas de teorias e práticas que direcionam para o desenvolvimento educacional do indivíduo e da  instituição de ensino.
As contribuições para o currículo está na nova ferramentas de comunicação, informação e interação, que integram os conteúdos sistematizados e as experiências que os alunos trazem do seu cotidiano.
Para integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo é preciso que na sua construção as metodologias voltadas para o conhecimento esteja conectadas com o cenário tecnológico, ou seja, apontada para a realidade do aluno. Nesse sentido, o currículo deve está direcionado para a qualificação do professor, para que o mesmo, entenda a importância da tecnologia para o seu crescimento e acompanhar o cotidiano dos alunos. Mas é relevante também, que para isso, o professor tenha uma boa formação e um ambiente propício para desenvolver essa integração, pois, a escola, conforme Pedro Demo, está distante desses desafios.
Os projetos no curriculo devem ser elaborados de maneira  construtivistas, interagindo com o conhecimento científico e o senso comum, sistematizado e construído diariamente, com uma avaliação contínua.  A tecnologia pode muito bem contribuir para isso, com uma dinâmica voltada para o crescimento do cognitivo do aluno trabalhando os conteúdos formais  e os seus interesses de maneira associada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário