domingo, 17 de julho de 2011

PLANO DE AULA


1. AUTOR (A) SERGIO LUZ
   

2. ESTRUTURA CURRICULAR

     2.1- Modalidade / Nível de Ensino:  Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo
    2.2- Componente Curricular: Língua Portuguesa
3. TEMA: INTEGRAR AS TIC’s NO ENSINO FORMAL E COTIDIANO DO ALUNO COM ÊNFASE NA LEITURA E ESCRITA

4. DADOS DA AULA:
    4.1 - O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Proporcionar reflexão sobre a importância da escrita e o hábito da leitura utilizando as TIC’S como uma maneira de se identificar melhor com o cotidiano tecnológico.


   4.2 - Duração das atividades:
5  aulas de 45 minutos


  4.3 - Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Informática básica (editor de texto e o uso do site de pesquisa Google).

5. ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA:
O laboratório de informática será fundamental para a elaboração do trabalho, onde acontecerá o desenvolvimento dos conhecimentos tecnológicos e das multimídias. Funcionará como a Biblioteca Virtual, mas também, será feita as discussões sobre a confecção de textos interativos, com a participação em MSN.
No primeiro momento – os alunos formarão grupos de dois ou três. Em seguida, cada membro do grupo terá que confeccionar um e-mail e passar o endereço  para todos os colegas;
No segundo momento – acontecerá o desenvolvimento com as multimídias: computador, Data Show, máquina digital ou mesmo celulares que fotografa e filma. Pois cada grupo irá filmar o seu próprio desempenho durante o decorrer do trabalho;
-No terceiro momento – terão que pesquisar sites que falam sobre a importância da escrita e da leitura para os indivíduos. Depois cada grupo escolherá um grupo para trocar mensagens comentando sobre a relevância da leitura e da escrita para as suas vidas.
-No quarto momento – depois de trocar suas opiniões sobre a importância da leitura e da escrita no MSN, o grupo irá escrever no editor de texto e deixará salvo no computador para futuras avaliações.
-No quinto momento – cada grupo apresentará um vídeo que foi feito durante sua participação no trabalho através do projetor (Data Show).
RECURSOS
Laboratório de Informática;
Computador;
Uso de data show para projeção de vídeo;
Máquina digital ou celular;
Pesquisa na internet de leituras informativas como notícias em jornais, revistas e livros  on-line.


6. RECURSOS COMPLEMENTARES:
Os recursos tecnológicos podem ser levados para a sala de leitura utilizando as multimídias para divulgar os livros de histórias clássicas e as leituras científicas da biblioteca.

7. AVALIAÇÃO:
  • Avaliação está na capacidade dos alunos conseguirem interagir a leitura e a escrita com as novas tecnologias disponíveis no seu dia-a-dia. Neste sentido, o professor terá a oportunidade através dos recursos oferecidos como: computador, internet, máquinas digitas e até mesmo celulares, de observar a integração do ensino formal e o senso comum de maneira individual e em grupo.
8. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA















Nenhum comentário:

Postar um comentário