domingo, 17 de julho de 2011

Conceituando Hipertexto


Conceituando Hipertexto
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia.
Ao longo da história da humanidade a maioria dos registros feitos, em se tratando de narrativa textual, foram em forma de metanarrativas, que são as narrativas retóricas e lineares, com classificações hierárquicas e de forma que a leitura não é feita baseada em associações, como acontece no hipertexto. Tanto em registros religiosos quanto em livros didáticos a narrativa segue uma temporalidade linear, do mais antigo ao recente, de acontecimentos subseqüentes por períodos históricos, e por outros fatores próprios do projeto da modernidade. Porém no mundo contemporâneo nos deparamos com o excesso de informações e a urgência de seleção dessas informações. A estrutura de uma narrativa hipertextual vem permitir melhor desempenho nesta seleção de informações.
O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu”. Até então a idéia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo “Memex”.
Uma enciclopédia é, tipicamente, hipertexto. Ninguém lê uma enciclopédia linear ou seqüencialmente. A gente vai direto no assunto em que está interessado. Isso significa que a enciclopédia não tem, portanto, ponto de entrada fixo, pois ninguém começa a ler uma enciclopédia no primeiro verbete iniciado com a letra "a". Tampouco termina de lê-la no último verbete da letra "z" -- o que significa que ela também não tem ponto de saída fixo.
Comentário
Como vimos os hipertextos tem sua origem em outras épocas e não nasce através da internet, entretanto, essa nomeclatura aparece para identificar  a leitura/escrita na informática, onde através desse novo dispositivo informacional se torna bem mais interessante a construção do conhecimento, pelo fato, de trabalhar assuntos váriados que possibilita  navegar e conhecer não apenas as ferramentas da internet, mas obter através de um texto, outros que, estão relacionados de forma conceitual fazendo com que o leitor tenha maior entendimento do assunto abordado. Assim, na escola podemos desenvolver atividades com os alunos no sentido de incentivá-los para a pesquisa, interagindo com esses textos que dá um novo sentido a busca pelo conhecimento, tornando-o dinâmico e interessante aprender, pois o aluno pode através de um site como o wikipédia mudar ou acrescentar, escrevendo a sua experiência educacional, comentando e melhorando  o conteúdo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário