sábado, 16 de julho de 2011


PLANEJAMENTO  E  EXECUÇÃO  DE  UMA  ATIVIDADE  COM  USO  DA INTERNET  
1.Identificação:
SERGIO LUZ
E.M.E.F. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
2.Tema da Proposta
NAVEGAR NAS DIVERSIDADES CULTURAIS REGIONAIS BRASILEIRAS
3.Objetivos  ( descrever o foco de aprendizagem que pretende propiciar aos alunos)
Adquirir conhecimento culturais através da interação tecnologica, utilizando como fonte sites, blogs, referências científicas e as experiências dos educandos para a construção do conhecimento das diversidades culturais barsileiras.

4.Justificativa 
A educação tradicional aplicada há anos atrás se diferencia da atual pelas novas tecnologias. Na verdade, o mundo virtual invadiu o mundo real que está presente cada vez mais em nossas vidas. Mas essa realidade precisa ser entendida como um grande avanço que o homem adquiriu no decorrer dos tempos  e saber gerir e trazer como benefício para o seu crescimento pessoal e profissional. Nesse sentido, esse trabalho se jeustifica pelo fato desses avanços tecnológicos não serem ainda totalmente inseridos a educação de maneira contínua nas escolas, tornando a internet, com uma quantidade considerável de informção, uma grande ferramenta para a educação capaz de desenvolver de maneira apressurada e dinâmico o ensino formal. 
 
5. Público alvo
Ø  Alunos do ensino fundamental final.

6. Recursos (mídias e tecnologias a serem utilizadas)
Ø  Computador;
Ø  Internet;
Ø  Data Show;
Ø  PowerPoint Slide.

 7.Disciplinas envolvidas
Ø  História;
Ø  Geografia;
Ø  Artes;
Ø  Língua Portuguesa.

8. Metodologia
Os alunos irão pesquisar na internet as diversas formas de culturas existentes no Brasil, suas danças, suas comidas típicas e suas linguagens. Depois de investigar em busca de recolher elementos culturais, o aluno deverá formar grupos de no máximo 3, para elaborar, através dos textos, imagens e vídeos um slide com essas manifestações e apresentar a turma esses conhecimentos no projetor (data show),para a turma. Além de contar suas experiências com esses recursos tecnológicos e o quanto foi proveitoso em sua aprendizagem.    

9.Período  de realização
Ø  5 aulas de 45 minutos

10. Avaliação
A turma pode ser avaliada através de trabalho em grupo, que providenciará debates sobre a integração das tecnologias em suas vidas. É necessário que o aluno compreenda que a internet precisa ser uma aliada em seu desenvolvimento cognitivo, e isso, ficará a critério do professor perceber esse crescimento que será verificado na sua avaliação. 
 
12.Formas de socialização  
As formas de socialização será o proprio mundo do aluno: MSN, BLOG, Google Docs, Orkut.

13.Bibliografia e webliografia:
 
Ø   maps.google.com.br/    
          http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Social_groups?uselang=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário