PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE UMA ATIVIDADE COM USO DA INTERNET
1.Identificação:
SERGIO LUZ
E.M.E.F. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
2.Tema da Proposta
NAVEGAR NAS DIVERSIDADES CULTURAIS REGIONAIS BRASILEIRAS
3.Objetivos ( descrever o foco de aprendizagem que pretende propiciar aos alunos)
Adquirir conhecimento culturais através da interação tecnologica, utilizando como fonte sites, blogs, referências científicas e as experiências dos educandos para a construção do conhecimento das diversidades culturais barsileiras.
4.Justificativa
A educação tradicional aplicada há anos atrás se diferencia da atual pelas novas tecnologias. Na verdade, o mundo virtual invadiu o mundo real que está presente cada vez mais em nossas vidas. Mas essa realidade precisa ser entendida como um grande avanço que o homem adquiriu no decorrer dos tempos e saber gerir e trazer como benefício para o seu crescimento pessoal e profissional. Nesse sentido, esse trabalho se jeustifica pelo fato desses avanços tecnológicos não serem ainda totalmente inseridos a educação de maneira contínua nas escolas, tornando a internet, com uma quantidade considerável de informção, uma grande ferramenta para a educação capaz de desenvolver de maneira apressurada e dinâmico o ensino formal.
5. Público alvo
Ø Alunos do ensino fundamental final.
6. Recursos (mídias e tecnologias a serem utilizadas)
Ø Computador;
Ø Internet;
Ø Data Show;
Ø PowerPoint Slide.
7.Disciplinas envolvidas
Ø História;
Ø Geografia;
Ø Artes;
Ø Língua Portuguesa.
8. Metodologia
Os alunos irão pesquisar na internet as diversas formas de culturas existentes no Brasil, suas danças, suas comidas típicas e suas linguagens. Depois de investigar em busca de recolher elementos culturais, o aluno deverá formar grupos de no máximo 3, para elaborar, através dos textos, imagens e vídeos um slide com essas manifestações e apresentar a turma esses conhecimentos no projetor (data show),para a turma. Além de contar suas experiências com esses recursos tecnológicos e o quanto foi proveitoso em sua aprendizagem.
9.Período de realização
Ø 5 aulas de 45 minutos
10. Avaliação
A turma pode ser avaliada através de trabalho em grupo, que providenciará debates sobre a integração das tecnologias em suas vidas. É necessário que o aluno compreenda que a internet precisa ser uma aliada em seu desenvolvimento cognitivo, e isso, ficará a critério do professor perceber esse crescimento que será verificado na sua avaliação.
12.Formas de socialização
As formas de socialização será o proprio mundo do aluno: MSN, BLOG, Google Docs, Orkut.
13.Bibliografia e webliografia:
http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Social_groups?uselang=pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário